O desperdício parece já estar incorporado na cultura brasileira. O combate ao desperdício exige da sociedade mudança de cultura e destinação correta dos resíduos. Cabe à escola através dos educadores, informar, orientar e conscientizar os alunos, num processo contínuo e permanente, a utilizar de forma sustentável os recursos naturais, assegurando ao educando uma formação crítica capaz de levá-lo a refletir sobre temas cotidianos e interferir de forma positiva no meio onde vive.
Este blog é dedicado a alunos do ensino médio, professores e outros interessados num espaço aberto que procura unir informação, discussões e disseminação de ideias na busca de uma sociedade que reconhece sua realidade de forma responsável e consciente.
terça-feira, 26 de junho de 2012
E a escola, como pode discutir esse assunto?
A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem ou mal para a saúde
.
A educação nutricional começa em casa, mas na escola o professor pode trabalhar com os alunos maneiras de se reaproveitar alimentos. Partes de alimentos e sobras podem ser reaproveitadas, tornando-se receitas novas e deliciosas.
Se a escola dispuser de cozinha experimental, o professor pode colocar algumas receitas para votação. Após a escolha, os alunos devem levar os ingredientes necessários para fazer a receita na escola. Com uma cozinha experimental, pode-se propor à coordenação uma manhã, tarde ou noite gastronômica. Após uma reunião com a coordenação e pais de alunos, as receitas poderiam ser distribuídas às famílias que as fariam em casa e as levariam para degustação na escola. Mas tudo com a ajuda dos alunos, que teriam que participar do preparo das receitas. As receitas feitas na cozinha da escola também poderiam ser colocadas para degustação no horário do recreio.
Há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos, basta conhecer o valor deles. Abaixo seguem algumas dicas de como podemos reaproveitar sobras de alimentos:
O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos;
O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado;
Com a carne assada e a carne moída que sobraram é possível fazer croquetes, recheios de tortas, omeletes e pastéis, molhos;
Pode-se aproveitar o leite que talhou fazendo um delicioso doce de leite.
Fonte: LOUREDO, Paula
Graduada em Biologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário