São alimentos que, além de seu valor nutricional, possuem substâncias que trazem beneficio à saúde, seja na prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicodegenerativas, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, doenças do aparelho locomotor e câncer.
O consumo regular de alimentos funcionais pode ser uma alternativa para conter estas doenças e conscientizar os brasileiros sobre o papel da alimentação em sua saúde. As substâncias bioativas dos alimentos funcionais são encontradas especialmente em frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos (como batata e inhame) e cereais, muitas vezes de fácil cultivo em hortas e canteiros familiares e/ou comunitárias. As cascas de frutas, por exemplo, são ricas em sais minerais, vitaminas e
antioxidantes, que previnem o processo oxidativo do organismo que causa o
envelhecimento precoce e outras doenças degenerativas, segundo pesquisas científicas. Quando utilizamos resíduos de frutas no preparo de alimentos estamos dizendo não ao despedício e também sim a saúde.
Mas para obter seus benefícios, é necessário que o consumo dos alimentos funcionais seja realizado de forma regular. Os alimentos funcionais só funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada. E lembrem-se: alimentos funcionais não substituem medicamentos!
Fonte: EMBRAPA, 2009; UEM, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário